Sociedade Martins Sarmento
Contratação de um técnico superior

A Sociedade Martins Sarmento (SMS) pretende admitir um técnico superior para o exercício de funções nas áreas de comunicação e mediação cultural em regime de contrato de trabalho.

1. Esta contratação tem em vista o prosseguimento dos seguintes objetivos:
a) Gerir a divulgação dos sítios arqueológicos, museus, espaços de visita e coleções da SMS, bem como dos eventos que habitualmente promove (conferências, exposições, etc.).
b) Desenvolver um projeto de mediação cultural.

2. O cumprimento destes objetivos pressupõe o exercício das seguintes tarefas:
a) Potenciar o envolvimento dos colaboradores da SMS na promoção da visibilidade externa da instituição.
b) Estabelecer uma rede de parcerias com escolas, associações e outras instituições, com o objetivo de promover visitas aos sítios arqueológicos, museus e coleções da SMS.
c) Gerir a imagem da SMS produzindo materiais de divulgação.
d) Organizar um sistema de divulgação da instituição e das suas atividades, através dos meios de comunicação social e das redes sociais.

3. Neste sentido, o candidato deverá apresentar uma carta de motivação, explicando de que forma se propõe desenvolver estas atividades.

4. O local de trabalho será qualquer um dos espaços da SMS ou sob sua gestão (nomeadamente, Rua Paio Galvão e Largo Martins Sarmento, em Guimarães, e Museu da Cultura Castreja/Citânia de Briteiros em Biteiros (S. Salvador)).

5. A remuneração base mensal é de 800,00 €.

6. A este concurso poderão ser opositores/as candidatos/as que sejam titulares de grau de mestrado (ou equivalente), detentores/as de um currículo científico e profissional com um perfil adequado à atividade a desenvolver.

7. A avaliação do percurso científico e curricular incide sobre a relevância, qualidade e atualidade:
a) Da experiência de participação em projetos nas áreas da comunicação, marketing, serviço educativo e outros afins;
b) Das atividades de extensão e de disseminação de conhecimento desenvolvidas pelo/a candidato/a, designadamente no contexto da promoção de eventos/instituições em áreas culturais ou científicas;
c) Das atividades de gestão de programação cultural ou serviço educativo.

8. Requisitos preferenciais:
a) Experiência nas áreas a concurso;
b) Fluência em Inglês escrito e falado.

9. Métodos de avaliação:
Avaliação curricular (70%); avaliação de entrevista (30%). Serão selecionados para entrevista os 5 candidatos com melhor avaliação curricular.

10. Critérios e fatores de ponderação curricular:
a) Experiência de participação em projetos nas áreas da comunicação, marketing, serviço educativo e outros afins (40%);
b) Atividades de extensão e de disseminação de conhecimento no contexto da promoção de eventos/instituições em áreas culturais ou científicas (20%);
c) Atividades de gestão de programação cultural ou serviço educativo (20%);
d) Qualidade dos argumentos e da informação apresentados na carta de motivação do/a candidato/a (20%).

11. Formalização das candidaturas:
11.1. As candidaturas são formalizadas mediante requerimento dirigido à Direção da Sociedade Martins Sarmento, onde conste o nome completo, número e data de validade do documento de identificação (cartão do cidadão ou passaporte), data de nascimento, morada completa, endereço eletrónico e contacto telefónico.
11.2 A candidatura é acompanhada dos documentos comprovativos das habilitações previstas para admissão a este concurso, nomeadamente:
a) Cópia de certificado ou diploma de mestrado (ou equivalente);
b) Curriculum vitae detalhado;
c) Carta de motivação, em que mostre como a sua formação/experiência profissional pode convergir com a missão e os objetivos da Sociedade Martins Sarmento;
d) Documentos comprovativos das condições constantes do ponto 8 (se aplicável);
e) Outros documentos relevantes para a avaliação da habilitação em área científica afim (se aplicável).
11.3. Os/As candidatos/as apresentam os seus requerimentos e documentos comprovativos, em suporte digital, em formato de PDF, para o seguinte endereço de correio eletrónico: sms@msarmento.org. No assunto da mensagem deve ser indicada a referência “SMS – contratação de técnico superior”.
11.4. As candidaturas deverão ser apresentadas até às 23h59 do dia 12/11/2021.